Até hoje, o branding tem sido a principal ferramenta para construção de marcas fortes. Marcas essas que hoje em dia dividem o espaço de potência mundial com nações inteiras. A “personalidade” da marca é trabalhada a ponto de ela ser comparada a uma religião, com ideais e seguidores. Sendo assim, empresas carregam com si uma enorme responsabilidade social, cultural e ambiental.
Essas responsabilidades se tornam fardos desagradáveis quando o objetivo é o lucro, ou o aumento das vendas. Pelo menos é o que diz aquele com uma visão tradicional. Consultores de sustentabilidade apresentam soluções para mascarar empresas com um disfarce verde, e fazê-las parecer que estão se preocupando com o mundo e fazendo sua parte. Como se fosse uma check-list para escapar dos atrasos causados pela preocupação ambiental, e continuar a produção de forma rápida e com uma consciência mais leve.
Porém, esse chamado green washing já não cola mais. O fato de você trocar a papelaria da sua empresa por papel reciclado e dizer que planta uma árvore a cada produto vendido não é o suficiente. Consumidores estão cada vez mais exigentes, querendo um serviço cada vez mais especializado, e buscando produtos com integridade garantida. Soluções clichê não o atraem mais.
Por que então devemos enxergar a responsabilidade ambiental como um obstáculo para a sobrevivência da empresa ?
Por que os consumidores sempre são considerados o fim do ciclo de vida de produtos ?
Por que não olhamos para a própria natureza, buscando soluções que nos ajudem a cuidar dela mesma ? Afinal é o maior projeto de todos, e está bombando desde muito antes de existirmos.
Foi com essas perguntas e outras que Fred Gelli, e a equipe do núcleo de ecoinovação da TátilBranding 3.0 . A idéia é que seja um estudo constante, feito coletivamente por profissionais de diversas áreas, a fim de afinar conclusões que ajudem empresas a entenderem sua essência, e com isso estarem alinhadas com a sua posição social e ambiental no mundo. A análise completa de uma marca e sua essência é o que de fato vai responder como ela pode contribuir integralmente para o seu ambiente, e ao mesmo tempo obter o reconhecimento e a afetividade dos seus “desfrutadores”, os antigos consumidores. São as soluções de baixo impacto ambiental, e alto impacto sensorial. elaboraram o projeto
E quem melhor pra explicar isso tudo do que o próprio Fred :
Fonte: Caligraffiti
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